terça-feira, 24 de junho de 2014

Convite para o Ritual da Cruz de João Batista - Centro Espírita Urubatan

fonte: centroespiritaurubatan.com.br


ATENÇÃO! INCORPORAÇÃO

fonte: umbandat7

Adérito nesse vídeo da um tapa na cara dos médium e dirigentes da casa, sobre "incorporação", fala sobre seus fundamentos, mistificações e características de algumas entidades, é o melhor vídeo que fala sobre o assunto, super recomendado... E conselho a seguir o UmbandaT7 no Canal do Youtube!

domingo, 22 de junho de 2014

Tabela com as Atuações dos Orixás e dicas de Oferendas Sustentáveis Utilizando Frutas e Bebidas...

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.

Desenvolvi uma tabela onde poderão consultar tudo sobre os quatorze Orixás:
  1. Irradiação do Orixá
  2. Polos Magnéticos
  3. Regências
  4. Ponto de Força na Natureza
  5. Mistério Divino
  6. Forma de Pensamento
  7. Campo Vocacional
  8. Sincretismo Religioso
  9. Cores
  10. Oferendas Sustentáveis com Frutas e Bebidas
  11. Orixás que Regem Determinadas Linhas
Um guia para tirar todas as suas dúvidas sobre o que pode oferendar e aonde, a tabela é composta por duas páginas, uma com o nome 7 Tronos Divinos e a outra com o nome de Exu -Pombagira e Povo de Terra.
Espero que possa ajudar e orientar todos nas pesquisas. 
Bom estudo!!!

Obs: Visualizar a planilha no modo (tela cheia) para facilitar a pesquisa.

Umbanda é coisa séria, pra gente séria!!! É responsabilidade com o próximo...

Axé...


Capa do Jornal de Umbanda Sagrada do mês de Junho em Homenagem a Pai Xangô

fonte: colegiopenabranca.com.br

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Documentário - Casa de Santo






Belíssimo documentário que conta em detalhes toda a história do Candomblé da Bahia, curiosidades, diferenças sobre as nações, lição obrigatória para todos que fazem parte das religiões de matrizes africanas e também para quem não conhece, participa desse filmes historiadores, babalorixas...

Orixás, Os caminhos de Pierre Fatumbi Verger

fonte:radiovinhadeluz.com
Produzido pela Fundação Pierre Verge e Okê Produções, esse pequeno vídeo mostra vários Babalorixas que falam o que é o Orixá dentro do Candomblé... 
Trilha sonora por Seu Jorge. 




Oi... Sou seu Orixá!

peça por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Resenha - Deuses de Dois Mundos - O Livro da Traição vol.2







Nesse segundo livro "O Livro da Traição", Orunmilá e seus guerreiros continuação a missão em busca de resgatar os Odus e encontrar as Iá Mí.
Orunmilá, Ogum, Xangô, Oxum, Iansã, Oxossi e Exu terão muitas surpresas durante sua expedição, irão realizar novas alianças, muitas batalhas e desconfianças surgiram ao longo do caminho desses guerreiros, e uma perda irá balançar o grupo de Orunmilá e colocará em cheque essa busca pelos Odus, e vai existir um racha e o adivinho terrá sua fé balançada novamente.
Já no plano terrestre New, terá uma reviravolta em usa vida profissional e pessoal, com a ajuda de Yara, e New começará a evitar as visitas ao Orum, e quanto ele cair em si mesmo estará no mais baixo nivel de sua vida.
PJ Pereira novamente nos surpreende e nos prende página à página com uma história apaixonante onde o leitor passa se identifica bastante com tudo que está acontecendo e acaba se sentindo um pouco o New e quer de todas as maneiras ajudar Orunimlá e seus guerreiros a encontrar os Odus e as Iá Mí.




quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Passagem e seus Mistérios...

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista,ogã e adm.do site tamboresderounmila


Quando falamos em partida estamos nos referindo a 'passagem' do plano físico para o espiritual, que nada mais é um outro plano de existência.
Nesse processo de passagem existe duas situações que são bastante agravantes, onde todas as pessoas passam e irão passar, cabe a cada um de nos saber absorver e aceitar que vamos deixar o plano físico para o plano espiritual. Nascemos e crescemos ouvindo falar de 'céu e inferno', isso não passa de fantasias que as pessoas falam, por que o plano espiritual consiste num ambiente exatamente igual ao plano físico, onde os espíritos passarão por uma doutrina para se adaptar e continuaram a sua evolução, até estarem aptas a ajudar outros espíritos.

Existem duas formas de passagem que são:

  • Passagens Violentas - onde o espírito e retirado do corpo material sem ter o preparo ideal, 99% causada por acidentes de trânsito, e qualquer tipo de violência contra o corpo físico. Nesses caso o espírito sofre uma descarga elétrica tão grande que o espírito se desprende-rá da matéria 'corpo físico' violentamente. Esses espírito são as presas favoritas dos eguns, espectros e espíritos que sofrem de vampirismo, porque usaram do motivo que o espírito não aceita a morte, e pode estar com estimulo de vingança, é assim que nasce um obsessor espiritual.
  • Passagem Natural - Nesse processo o espírito começa a preparar a matéria para o desencarne espiritual, o corpo passa a ser como 'casulo' para o espírito que irá desencanar, nesse processo são poucas alterações que o espírito sofrerá, porque se desprendera naturalmente da matéria 'corpo' para continuar sua caminhada evolutiva.
Para confortamos espíritos precisamos ter uma fé no nosso Pai Maior Olorun, Oxalá para que conforte essas almas e que elas aceitem primeiramente que fizeram a passagem. 

Na passagem dois Orixás são responsáveis que são Omulu e Iansã.
Omulu com os seus mistérios divinos prepara o espírito para se desprender da matéria e entrega a Iansã que com o mistério divino do movimento levaram cada alma ao seu destino, por isso na religião de matrizes africana como a Umbanda e Candomblé ela é conhecida como a mãe dos eguns, e a única Orixá que com a sua dança faz com que o eguns dançam junto com ela.
São por essas características que Omulu e Iansã se tornaram guardiões da calunga.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Junho – O Mês do Orixá mais Temido e Justo da Umbanda Sagrada seu nome é Xangô Rei de Oyó.

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogã e adm.do site tamboresdeorunmila

Esse Orixá se encontra no pólo positivo do Trono da Justiça, que dentro da Umbanda localizamos no “Quarto Mistério Divíno” junto com o Orixá Egunitá que representa o pólo negativo.
Xangô é muito justo nas suas decisões, seus filhos tem uma peculiaridade bastante interessante, não gostam de serem contrariados, caso isso ocorra, você acaba de cair dentro do campo de atuação que são as palavras.
Seu símbolo é o Machado de dois cortes que representa os “dois lados de uma situação, o certo e o errado”. Dentro da Umbanda Sagrada suas cores são representadas pelo Marrom, já no Candomblé é utilizado o vermelho.
Sua principal atuação dentro dos seus milhares de mistério é o ‘equilíbrio’, se conseguimos manter o equilíbrio perante todas as nossas situações é graças a esse Orixá.
Os trabalhos de Xangô ou giras como preferir são bastante sério, normalmente o caboclo que responde essa linha, são de pouquíssima palavra e não existem rodeios, vão direto ao ponto doa a quem doer.
Seu ponto de força são as pedreiras, elemento mineral ao qual xangô domina com maestria e também o fogo. Sua bebida preferida é a cerveja preta.
 Xangô tem uma particularidade quando falamos nas manifestações uma grande parte que vêem em terra são entidades anciãs, verdadeiros feiticeiros.
Existe casa de Candomblé e de Umbanda que fazem a fogueira de Xangô no mês de junho esse que é um ritual bastante antigo dentro das religiões de matrizes africanas, onde é celebrada toda existência desse Orixá

Que a força desse grande Orixá Xangô esteja com a gente, nos equilibrando, nos trazendo sustentação para o nosso caminho evolutivo.

Kao Kabecilê meu Pai.

Sentado na Pedreira de Xangô...
Eu fiz meu juramento até o fim...
Se um dia eu quebrar... a fé no meu senhor.
Que role essa pedreira sobre mim...
Olha que Xangô está no reino,
Que o nosso Pai é Oxalá...
Orem meus filhos... e peçam ao meu Pai.
Justiça e Paz nesse congá.
Axé...

Tarde de Autógrafo com o Sacerdote Umbandista e Escritor - Silvio da Costa Mattos - Data 14/06/2014


segunda-feira, 2 de junho de 2014