A Umbanda teve seu inicio no ano de 1908 no estado do Rio de Janeiro , através do médium Zélio Fernandino de Moraes, cuja sua manifestação foi numa forma bem inusitada. Zélio Fernandino de Moraes foi diagnosticado com uma doença, onde os médicos fizeram diversos exames e não encontraram nada no corpo de Zélio.
Seu pai então preocupado com o filho, levou para uma sessão espirita num centro Kardecista pois poderia ser um problema espiritual. Numa reação inusitada Zélio dize que estava faltando algo e interrompeu a sessão, para ir pegar uma rosa branca e coloca-la em cima da mesa, foi nesse momento que aconteceu a primeira manifestação Umbandista da história, Zélio incorporou um espirito de um Índio Brasileiro que deu o nome de Caboclo das Sete Encruzilhadas.
O caboclo se manisfestou dizendo que no dia 15 de novembro, ás 20:00 pm haveria a primeira sessão Umbandista, o caboclo dize que ali iria surgir uma nova religião aonde o foco era á humildade e a caridade para todos os necessitados fundado a casa de Pai Antonio nos estado do Rio de Janeiro.
Devido a catequização na época do descobrimento do Brasil, a religião predominante era a religião Católia Apostólica Romana, a Umbanda para não ser perseguida fez a junção com o catolicismo fazendo o sincretismo religioso, onde foi fornecida as imagens dos Santos e do mestre Jesus. Como Oxalá sendo o maior Orixá da Umbanda enquanto os outros Santos simbolizavam os outros Orixás.
A Umbanda teve também influencia direta com mais trés religiões, os povos Africanos provenientes dos escravos, a Pajelança culto derivado dos Índios Brasileiros e o Espiritismo trazido pelo Allan kardec.
Sendo assim a Umbanda é composta por quatro pilares (Catolicismo, Africano, Pajelança e Espiritismo).
Para entendemos como funciona um trabalho espiritual e como esses quatro elementos estão presente durante o rito Umbandista citaremos:
- Nos centros Umbandista temos um altar (Católico)..
- Os médiuns utilizam na incorporação, pratica espirita. (kardecismo).
- Os guias espirituais utilizam da pajelança (cura através das ervas), ritual dos (Índios Brasileiros).
- Ritual Africano.