quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Inicio da Umbanda no Brasil


A Umbanda teve seu inicio no ano de 1908 no estado do Rio de Janeiro , através do médium Zélio Fernandino de Moraes, cuja sua manifestação foi numa forma bem inusitada. Zélio Fernandino de Moraes foi diagnosticado com uma doença, onde os médicos fizeram diversos exames e não encontraram nada no corpo de Zélio.
Seu pai então preocupado com o filho, levou para uma sessão espirita num centro Kardecista pois poderia ser um problema espiritual. Numa reação inusitada Zélio dize que estava faltando algo e interrompeu a sessão, para ir pegar uma rosa branca e coloca-la em cima da mesa, foi nesse momento que aconteceu a primeira manifestação Umbandista da história, Zélio incorporou um espirito de um Índio Brasileiro que deu o nome de Caboclo das Sete Encruzilhadas.
O caboclo se manisfestou dizendo que no dia 15 de novembro, ás 20:00 pm haveria a primeira sessão Umbandista, o caboclo dize que ali iria surgir uma nova religião aonde o foco era á humildade e a caridade para todos os necessitados fundado a casa de Pai Antonio nos estado do Rio de Janeiro.

Frase do Caboclo da Sete Encruzilhada


Devido a catequização na época do descobrimento do Brasil, a religião predominante era a religião Católia Apostólica Romana, a Umbanda para não ser perseguida fez a junção com o catolicismo  fazendo o sincretismo religioso, onde foi fornecida as imagens dos Santos e do mestre Jesus. Como Oxalá sendo o maior Orixá da Umbanda enquanto os outros Santos simbolizavam os outros Orixás.
A Umbanda teve também influencia direta com mais trés religiões, os povos Africanos provenientes dos escravos, a Pajelança culto derivado dos Índios Brasileiros e o Espiritismo trazido pelo Allan kardec. 
Sendo assim a Umbanda é composta por quatro pilares (Catolicismo, Africano, Pajelança e Espiritismo).
Para entendemos como funciona um trabalho espiritual e como esses quatro elementos estão presente durante o rito Umbandista citaremos:

  1. Nos centros Umbandista temos um altar (Católico)..
  2. Os médiuns utilizam na incorporação, pratica espirita. (kardecismo).
  3. Os guias espirituais utilizam da pajelança (cura através das ervas), ritual dos (Índios Brasileiros).
  4. Ritual Africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário