domingo, 11 de maio de 2014

Meu Caboclo...

fonte: umbandaeucurto.com.br


13 de Maio - Mês dos Pretos-Velhos(a) - Salve as Almas Adorei as Almas

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogã e adm. do site tamboresdeorunmila


Estamos no mês mais carinhoso e reflexivo dentro da religião de matrizes africanas. Maio é o mês do povo de Iorimá (linha africana), onde se encontra a linha dos Pretos-Velhos(a).
O que significa essa linha dentro da Umbanda Sagrada, é a linha onde se trabalha os 'carmas espirituais, aberturas de caminhos entre outros... Os Pretos-Velhos(a) são conhecido como 'psicólogos' nessa linha, com Entidades de um grande grau de evolução.
Normalmente na sessão da linha de Iorimá dos Preto-Velhos(a), tem como características a alegria a humildade entre as entidades com os consulentes, mostrando para a sociedade e para todos as pessoas que na Umbanda Sagrada o que prevalece é a 'humildade, e o amor ao próximo' que sem isso não vamos à lugar algum.
Dentro dessa linha existe algumas curiosidades em relação aos sobrenomes que as entidades carregam  com elas exemplos: 

Entidades que levam "ARUANDA" como sobrenome, significa que trabalham na linha de Oxalá, problemas diversos
Entidades que levam "ANGOLA" como sobrenome, significa que trabalham na linha de Ogum, especialmente nos trabalhos de aberturas de caminhos, conhecidos como velhos mandingueiros.
Entidades que levam "CONGO" trabalham na linha de Iansã, trabalham especialmente nos trabalhos de quebra de demanda.
Entidades que levam "MATAS" como sobrenome, significa que trabalham na linha de Oxossí.
Entidades que levam "CALUNGA, ALMAS E CEMITÉRIO" como sobrenome, significam que trabalham na linha de Omolu/Obaluaye, voltados a saúde.

No mês de Maio os Terreiros de Umbanda e Candomblé colocam as famosos balaios de pipocas pendurados no teto do templo normalmente no centro e começam a puxar caminhos, esse procedimento significa trazer a proteção da casa na linha de Iorimá, e os caminhos puxados dos balaios significam abertura de caminhos, prosperidade, evolução, harmonia, amor e etc...