terça-feira, 12 de junho de 2012

Assentamentos na Umbanda

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.

O assentamento na Umbanda corresponde uma firmeza que pode ser utilizada ao médium quanto na casa.
Todo Terreiro, Barracão, Tenda, Casa de Santo por obrigação tem que ter o assentamentos firmados e consagrados para a proteção da casa e das pessoas que ali frequentam.
O assentamento significa um local onde estão ferramentas, minerais, vegetais correspondente ao Orixá firmado. No candomblé os assentamento são consagrados e ativados através de sacrifícios de animais utilizando pedaços do animal e o sangue. A Umbanda nos assentamento "não" utiliza esse processo de ativação, ao invés do sangue, são usados minerais, vegetais e o "sangue verde".

O que significa sangue verde??? O sangue verde é extraído do sugo das ervas maceradas, o liquido é derramado em cima do assentamento do Orixá correspondente.

O assentamento corresponde a uma árvore! é a vida dentro do Terreiro, Casa de Santo, Barracão etc, o médium ou babalorixá tem como dever cuidar e fazer a manutenção periodicamente do assentamento, caso não ocorra isso o assentamento irá adormecer, caso isso aconteça  o assentamento se tornara um "ponto de força inativo" e o médium ou babalorixá terá que refaze-lo novamente com todos os preceitos e procedimentos corretos.
Para que seu assentamento seja realizado com sucesso, o médium, babalorixá, pai de santo tem que se programar meses de antecedência pois cada assentamento corresponde a um tempo de preparação, e preceitos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário