quinta-feira, 21 de junho de 2012

Quimbanda e suas Caracteristica

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.

A Quimbanda, também conhecida pelos leigos como macumba, é uma ramificação da umbanda que pratica a magia negra.

Embora cultuem as mesmas entidades, se sirvam das mesmas indumentárias, e tenham em seus terreiros semelhanças muito marcantes tais como a presença de conga repleta de imagens dos santos católicos simbolizando os orixás, caboclos e pretos velhos, existem entre as duas religiões diferenças fundamentais e decisivas.

A principal é que na Quimbanda são realizados despachos com animais, pólvora, objetos da pessoa a quem se quer prejudicar, dentes, unhas ou cabelo de pessoas ou etc. Estes despachos costumam se realizar a meia-noite em locais como encruzilhadas e cemitérios.
Outra diferença com relação à umbanda é a composição das linhas, também em número de sete. As da quimbanda são:

_ Linhas das almas, chefiadas por Omolu;
_ Linhas das caveiras ou dos cemitérios, chefiadas por João Caveira ou Ogum Mejê;
_ Linha de nagô, chefiada por Gererê;
_ Linha de Malei, chefiada por Exu Rei;
_ Linha de mossorubi, chefiada por Caminoá;
_ Linha dos caboclos quimbandeiros, chefiada por Pantera Negra;
_ Linha mista, chefiada por Exu das Campinas.

Os quimbandeiros têm como ponto principal de seu culto a invocação de Exus que na Quimbanda são considerados espíritos das trevas, uns já em estado de evolução, e outros, denominados kiumbas, espíritos atrasadíssimos e que por isso também são chamados obsessores.

Numa consulta com um Exu ou uma Pomba- gira  é comum ouvir muitos palavrões e gargalhadas já que esse é o modo deles trabalharem, com uma voz característica é fácil a percepção de um Exu num terreiro.

Os Exus exercem o trabalho de guardiões do terreiro ou muitas vezes o chefe da gira protegendo o terreiro de espíritos malfeitores, obcessores e zombeteiros, executado esta função de forma séria e objetiva sem muitos rodeios, pois estão em busca da sua evolução.

Assentamento da Quimbanda




Altar da Quimbanda



2 comentários:

  1. Seu texto contém informações totalmente erradas sobre a quimbanda.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite companheiro. Do mesmo modo que você deixou registrada sua opinião por meio do seu blog sobre a quimbanda, eu queria também deixar a minha. Venho até aqui com todo respeito, pois sei que o que você postou acima é uma opinião sua e não devo critica-la, mas as informações que estão aí contidas, estão totalmente incorretas e não condizem com a realidade. A quimbanda, como qualquer outro tipo de culto é livre de estereótipos e NÃO cultua nenhum demônio. Se em algum momento você viu isso acontecer, pode ser que provavelmente as pessoas estavam usando este culto de maneira indevida ou que essas mesmas pessoas julgaram que esse método era bom pra elas e ao pensar como elas, julgar como elas e criticar como elas, nos tornamos iguais a elas. Não importa sua crença ou culto, o que é importa é como você age consigo e com o próximo.

    ResponderExcluir