terça-feira, 24 de julho de 2012

Umbanda, um Pronto Socorro Espiritual!!!

por - Rubens Saraceni - médium, sacerdote umbandista, mago, escritor e dirigente do Templo Escola Pai Benedito de Aruanda.
A Umbanda é uma Religião fascinante se estudada com isenção e racionalismo, mostrando-nos a Grandeza Divina de Deus e as infinitas possibilidades que Ele nos oferece para nos auxiliarmos quando entramos em desequilíbrio com o Plano Espiritual e o Natural.
Se soubermos interpretar o simbolismo umbandista veremos que, mais que uma Religião, a Umbanda é um Pronto Socorro Espiritual Equipadissimo para acolher todos os necessitados de um rápido auxilio.
As pessoas seguidoras de outras religiões não vão à Umbanda para rezar e sim, vão em busca do socorro imediato para as mazelas que, em suas religiões, não tem como ser tratadas adequadamente.
Vemos entrar e sair dos Centros Umbandistas pessoas seguidoras das mais diversas religiões, todas necessitadas de tratamento Espiritual imediato, muitas delas a beira de um colapso nervoso, do suicídio, da loucura, da confusão que incutiram em suas mentes com mensagens religiosas contraditórias que, ao invés de orienta-las, as confundiram de tal forma que muitas perderam a fé no referencial divino que tinham.
Com os espíritos que se manifestam através dos seus médiuns muitos encontram palavras de consolo, de conforto e de esclarecimentos que, pouco a pouco, fornecem-lhes novos referenciais, todos fundamentados na imortalidade do espírito e na necessidade de espiritualizarem-se porque só com uma pessoa se entendendo como espírito imortal encarnado para cumprir mais uma etapa da sua evolução, ela lidará de forma correta com suas dificuldades aqui na terra e alcançará o equilíbrio intimo para supera-las ou transmuta-las.
Os referenciais divinos de quase todas as religiões são idênticos e estão calcados na existência de um Deus Onipresente e Onipotente que tudo pode e tudo faz; que é justo e perfeito e que não desampara ninguém em momento algum, fornecendo a todos o seu ampara divino.
Esse referencial divino é verdadeiro e não estamos negando-o ou questionando-o porque também acreditamos nele e o ensinamos a todos que acreditam na existência de Deus .
O que questionamos acerca desse referencial divino é que muitos limitaram a religiosidade das pessoas nessa afirmação (verdadeira) e negaram tudo mais que faz parte do aprendizado e da espiritualização delas, negando-lhes o beneficio da busca e a satisfação de poderem, por si, solucionarem as dificuldades do dia a dia e de sanarem as dúvidas existência que surgem naturalmente no decorrem de suas passagens terrenas.
Na mente do doente, do desempregado, do solitário, do desesperançado, do desiludido , do desequilibrado mental e emocionalmente etc., passam pensamentos terríveis sobre sua condição de sofredor em meio a tantas pessoas saudáveis, em meio a tantas pessoas empregadas e em ótima situação financeira, em meio a tantas pessoas felizes, em meio a tantas pessoas cheias de esperança e felizes pelo sucesso já obtido em seus projetos de vida.
A legião de sofredores encarnados é imensa e em certos momentos nós (eu e você, amigo leitor) já fizemos parte dela (ou ainda somos), certo?
Aos membros temporários ou permanentes dessa imensa legião de sofredores encarnados soma-se a dos espíritos já desencarnados, muito maior e em piores condições porque já não têm a estabilidade do plano material para se agarrarem e não serem tragados pelo abismo do desespero , do tormento e da sensação de desamparo total nos momentos mais difíceis das suas existências.

Faltou a alguns interpretes de Deus revelarem aos seus seguidores que Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente, que tudo pode e tudo faz em nosso benefício, não desamparando ninguém em momento algum, mas que tem Sua forma de nos auxiliar na solução das nossas dificuldades, todas elas passando por nós mesmos e contando com a nossa participação na solução dos nossos problemas.
Deus possui muitos modos de operar em nosso benefício e um deles é através do auxílio dos espíritos mais evoluídos que, invariavelmente, voltam-se para os menos evoluídos e passam a auxiliá-los para que lidem de forma correta com suas dificuldades, sejam elas transitórias ou permanentes.
As dificuldades transitórias são solucionadas rapidamente. Já as permanentes, a solução delas só é possível com uma transformação integral do ser, pois a mente, que é a fonte dos pensamentos, não pode estar dissociada da razão e do bom senso, que são fontes de equilíbrio e racionalismo.
Ou a mente e a razão estão associadas e centradas ou a qualidade dos pensamentos deteriora-se e elas se auto anulam pelas contradições, enfraquecendo a fé e anulando a crença em um Deus, Justo e Perfeito, que não desampara ninguém e a todos socorre o tempo todo, mesmo quando a solução das nossas dificuldades esta em nós.
Espiritualizar-se é mais que crer em Deus! É o ser crer-se parte Dele e que todas as nossas ações refletem Nele e retornam para nós, os seus emissores.
É crer-se uma célula do corpo de Deus que, se esta saudável realiza suas funções sem chamar a atenção dos "anticorpos" espirituais mas, se ficar enferma, atrairá a atenção deles e começará a ser atacada de todos os lados até ser devorada por eles, que tem justamente essa função: Destruir e remover do corpo todas as células que se tornarem enfermas e ameaçarem a saúde, o bem estar e o equilíbrio existente nele.
A "célula enferma" não entende porque só ela esta sendo atacada e todas as outras (suas irmãs) não são incomodadas pelos "anticorpos", ainda que estejam ao seu lado.
Com certeza essa célula enferma tem muitos porquês sem respostas, não é mesmo?
Tal como todas as pessoas, em certos momentos de nossa existência, quando estamos sofrendo porque fomos atacados violentamente por forças desconhecidas, fraquejamos e sentimos que fomos abandonados à nossa própria sorte (ou azar).
Quantas pessoas não vêem suas vidas desmoronarem de uma hora para outra, perdendo tudo o que acumularam durante anos por causa de um mau negócio; de um projeto que não deu certo; devido uma onda de doenças; por causa de uma separação conjugal; pela perda de um emprego bem remunerado, etc., e daí em diante tudo muda para pior e escapa-lhes do controle?
São acontecimentos corriqueiros, porque acontecem o tempo todo com muitas pessoas, independente da religião que sigam.
Quantas dessas pessoas sofridas e desesperadas não atribuem a Deus a responsabilidade pelos seus infortúnio pois sentem-se abandonadas, punidas ou desamparadas por Ele, que tudo pode mas nada faz para minorar seus sofrimentos?
Quantas não abandonam suas religiões e começam a buscar nas outras o amparo e a proteção divina, já inexistentes na que segue?
Daí em diante passam de uma igreja para outra; de uma religião para outra; de um sacerdote miraculoso para outro, sempre buscando nelas ou neles o que perderam.
E, por fim, quando nada mais lhes resta nesse campo (o religioso), já acreditando que tudo lhes foi tirado, aí sim, voltam-se para o Pronto-Socorro Espiritual conhecido por Umbanda.
Na Umbanda, em seus centros despidos de luxo, vergam-se ante a inexorável ação da Lei Maior em suas vidas e curvam-se perante a espiritualidade enquanto ainda há tempo.
Diante dos Espíritos-guias as pessoas relatam seus sofrimentos, abrem seus corações e derramam suas lagrimas para que a esperança brote novamente em suas vidas.
Finalmente a humildade se fez presente em seus íntimos e o "Centro de Macumba e os Macumbeiros", tão ofendidos e vitimas de todo tipo de sarcasmos e ofensas mostram-se aos seus olhos surpresos que a Umbanda é uma Religião Humanística e Socorrista e que os tão difamados "macumbeiros" são pessoas tão humanas quanto eles e que nada lhes pedem ou cobram-lhes para ajuda-los na reconquista do amparo divino.
Não cobram nada, não pedem dizimo e não cobram caríssimos "trabalhos" porque, dentro do verdadeiro centro de Umbanda quem trabalha são os Guias Espirituais, que não precisam de nenhuma vantagem financeira para estender suas mãos luminosas aos necessitados.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Comportamento do Médiun durante o Trabalho Espiritual e Desenvolvimento Mediúnico

Concentração

Concentração é a arte de fixar a consciência numa ideia, numa imagem que se alonga em nossa área mental. 

A concentração é um ato mental. 
É a convergência de pensamentos para um determinado fim.
A convergência pressupõe a eliminação de todos os pensamentos que não sejam convenientes aos fins desejados. 
 

A Relaxação (relaxamento) 
A relaxação deverá ser completa: muscular e psíquica. 

Durante a reunião, manter-se relaxado, respirar calmamente, tomar na cadeira uma posição cômoda, solta, evitando contrair os músculos, para facilitar um bem estar físico. 

A Abstração


A abstração quer dizer desligamento dos problemas outros que não digam respeito às finalidades da sessão; problemas domésticos, profissionais, particulares, etc. A relaxação proporcionando um bem estar fisiológico e a abstração evitando tensões psíquicas, dão condições para que o indivíduo possa focalizar seu pensamento em objetivos elevados. 

A Elevação 

Pensar no bem, no amor, na caridade, nas virtudes que exornam o caráter do verdadeiro cristão.
O resultado da reunião depende da concentração e da elevação com que é feita. 

A Manutenção Vibratória 

Conseguida a concentração após um preparo adequado pôr parte de todos os componentes do grupo, é necessário manter-se o ambiente saturados de elementos fluídicos favorecedores do intercâmbio com o plano espiritual. 

Mentalmente, envolver a todos em pensamentos agradáveis, desejando-lhes o melhor que se possa dar, como se a nossa mente estivesse emitindo forças e palavras de conforto e esclarecimento.   

A Concentração nos trabalhos mediúnicos

É importante frisar-se, que cada trabalho desenvolvido na Casa Espírita, vai exigir um nível diferente de concentração. Desta forma, um trabalho de irradiação, de passes, vai exigir um nível intermediário de concentração, ou seja, àquele necessário para fixar a pessoa que está presente ou à distância, vibrando pela mesma; já o trabalho mediúnico, em si, exigirá um nível mais elevado em termos de concentração, atingindo o seu ápice, nas comunicações, sejam elas psicofônicas ou psicográficas. 

Através da concentração o médium conseguirá:
Alhear-se do mundo exterior, procurando o contato com o seu mundo íntimo, para que então possa haver a ligação com o plano espiritual;
Unir os planos mentais com os companheiros do grupo, para o atingimento dos objetivos;
Emitir vibrações. 
 


A Psicografia É a escrita sob a influência dos Espíritos. Os Espíritos escrevem, impulsionando a mão do médium, seja por uma forte intuição, por um controle parcial do centro motor e com ciência do médium ou por uma ação mecânica absoluta. 

A PsicofoniaFenômeno mediúnico que, associado ou não a outras modalidades da mediunidade, possibilita a um Espírito falar através do aparelho fonador do médium. 

A generalidade destes dois últimos tipos de fenômenos intelectuais (psicografia e psicofonia) tem-se denominado vulgarmente de “Incorporação Mediúnica”. Ressalte-se, todavia, que não ocorre a “introdução” do Espírito no corpo do médium, mas, sim, uma associação de seus fluidos com os do médium, resultantes das faixas vibratórias em que se encontrem e que pela lei de sintonia e da assimilação se identificam formando um complexo - Emissor - (Espírito – desencarnado) e Receptor (médium). 

A Médiuns Psicofônicos ou Falantes - É a faculdade que permite aos Espíritos, utilizando os órgãos vocais do encarnado, transmitirem a palavra audível a todos que presentes se encontrem

É a faculdade mais freqüente em nosso movimento e possibilita o intercâmbio com o mundo extracorpóreo. 

É através dela que os desencarnados narram, quando podem/desejam, os seus aflitivos problemas, recebendo dos orientadores, em nome da fraternidade cristã, a palavra do esclarecimento e da consolação. 

O pensamento do Espírito antes de chegar ao cérebro físico do médium, passa pelo cérebro perispirítico, resultando disso a propriedade que tem o medianeiro, “em tese” de fazer ou não fazer o que a entidade pretende. 

Também os Mentores Espirituais, Espíritos trabalhadores da grande Seara do Pai, utilizam esta possibilidade de intercâmbio para esclarecerem, orientarem, confirmando a continuidade do labor nas duas esferas da vida. 

Obs: - Os médiuns falantes, de maneira geral são intuitivos ou conscientes, sendo o intérprete ou mensageiro. O estilo, o vocabulário, a construção das frases são suas, mas a idéia é do Espírito. 

Os médiuns psicofônicos semiconscientes conservam o estilo e a idéia do Espírito que se comunica e nos, psicofônicos inconscientes, geralmente se exprime sem ter consciência do que diz e muitas vezes diz coisas completamente estranhas às suas idéias habituais, aos seus conhecimentos e, até, fora do alcance de sua inteligência. Embora se ache perfeitamente acordado e em estado normal, raramente guarda lembrança do que diz. 

Os médiuns psicógrafos podem ser classificados em:

a) Médiuns Mecânicos – O Espírito atua diretamente sobre a mão do médium, impulsionando-a. O que caracteriza este gênero de mediunidade é a inconsciência absoluta, por parte do médium, do que sua mão escreve. Ela se move sem interrupção, enquanto o Espírito tem alguma coisa que dizer, e para, assim que ele acaba. Neste tipo de mensagem, a escrita vem antes do pensamento. 

b) Médiuns Intuitivos – Neste caso, o Espírito não atua sobre a mão para movê-la, mas, atua sobre a alma do médium, identificando-se com ela e imprimindo-lhe sua vontade e suas idéias. A alma recebe o pensamento do Espírito comunicante e o transcreve. Nesta situação, o médium escreve voluntariamente e tem consciência do que escreve, embora não grafe seus próprios pensamentos. Podemos dizer, que nestes casos, o pensamento vem antes da escrita. 

C) Médiuns Semimecânicos – Também denominados Semi-intuitivos. Eles sentem que, à sua mão uma impulsão é dado, mal grado seu, mas, ao mesmo tempo, têm consciência do que escrevem, à medida que as palavras se formam. Nestes casos, o pensamento acompanha as palavras. 

Os médiuns de incorporação são classificados em conscientes, semi-conscientes e inconscientes. 

Médium Consciente

É aquele que durante o transcurso do fenômeno tem consciência plena do que está ocorrendo. O Espírito comunicante entra em contacto com as irradiações perispirituais do médium, e, emitindo também suas irradiações perispirituais, forma a atmosfera fluídica capaz de permitir a transmissão do seu pensamento ao médium, que, ao capta-lo, transmitirá com suas possibilidades: capacidade intelectual, vocabulário, gestos, etc. O médium age como se fosse um interprete da idéia sugerida pelo Espírito, exprimindo-a conforme sua capacidade própria de entendimento.
Seu desenvolvimento exige estudo constante, bom senso se análise contínua por parte do médium. 

Médium Semi-Consciente

É a forma de mediunidade psicofônica em que o médium sofre uma semi-exteriorização perispirítica em presença do Espírito comunicante, com o qual possue a devida afinidade; ou quando houve o ajustamento vibratório para que a comunicação se realizasse. Há irradiação e assimilação de fluidos emitidos pelo Espírito e pelo médium; formação da chamada atmosfera fluídica; e transmissão da mensagem do Espírito para o médium. 
O médium vai tendo consciência do que o Espírito transmite à medida que os pensamentos daquele vão passando pelo seu cérebro. 

Médium Inconsciente

Esta forma de mediunidade e incorporação caracteriza-se pela inconsciência do médium quanto à mensagem que por seu intermédio é transmitida. Isto se verifica por se dar uma exteriorização perispiritual total do médium. 

Embora inconsciente da mensagem, o médium é consciente do fenômeno que está se verificando, permanecendo, muitas vezes, junto da entidade comunicante, auxiliando-a na difícil empreitada, ou, quando tem plena confiança no Espírito que se comunica, poderá afastar-se em outras atividades. 

A mediunidade de psicofonia inconsciente é das mais raras no gênero. Para que o médium se entregue plenamente confiante ao fenômeno dessa ordem, é necessário que ele tenha confiança na sua faculdade, nos Espíritos que o assistem e, principalmente, no ambiente espiritual da reunião que freqüenta.

domingo, 22 de julho de 2012

Simbolos Ligados os Orixás

Sol - representa nosso Pai Oxalá criador de todas as formas vivas existentes em nosso planeta.
Traço Espiral com as pontas direcionadas pra fora - chamando forças, retirando energias negativas (demanda).
Traço Espiral com as pontas direcionadas pra dentro - evolução espiritual, ativando o encontro de diversos espíritos com o centro do ponto.
Seta Reta - representação da força de Oxósse, direcionamento de energia.
Lança - representa o "combate" e a "força" representa a força de Ogum, utilizada muito pela linha de Iorimá, caboclo da linha de Ogum.
Arco e Flecha - simbolo ligado a Oxósse, simbolo de "caça" força espiritual, energia e potência.
Machado - simbolo ligado a Xangô, representa a busca ao equilíbrio na vida espiritual e na vida terrestre.
Balança - simbolo ligado a Xangô, simboliza a "força", "poder" e "justiça".
Borboleta - simbolo de ressureição, simboliza a passagem da morte para a vida, dentro da Umbanda Sagrada é o representado também com Iansã.
Raio Duplo - ligado a Iansã simboliza a força que vem para regenerar.
Espada - simbolo ligado a Ogum, representa a "força", "trabalho" a buscar por um objetivo.
Âncora - simbolo ligado a Iemanjá e a linha que ela rege que são a dos Marinheiros, representa a "esperança".
Lua - representa tudo ligado a Magia dentro da Umbanda Sagrada.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Orações Fortes Dentro da Umbanda Sagrada

PAI NOSSO

Pai nosso, que estais no céu
Santificado seja o vosso nome
Venha nosso vosso reino
Seja feito a sua vontade
Assim na terra como no céu
O pão nosso de cada dia estais hoje
Perdoar as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do mal 
Amém

AVE MARIA

Ave maria
Cheia de Graça
O Senhor e convosco
Bendita sois vós entre as mulheres
E bendito é o fruto do nosso ventre Jesus
Santa Maria, mãe de Deus
Rogai por nós pecadores
Agora e na hora da nossa morte
Amém.

CREDO

Creio em Deus Pai
Todo poderoso
Criador do céu e da terra
E em Jesus Cristo
Seu único filho
Nosso senhor que foi concebido
Pelo poder do Espirito Santo
Nasceu da Virgem Maria
Padeceu sob Pôncio Pilatos
Foi crucificado
Morto e sepultado
Desceu à mansão
Dos mortos
Ressuscitou ao terceiro dia
Subiu aos céus e está sentado à direita
Do Deus Pai todo-poderoso
Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos
Creio no Espirito Santo, na santa igreja Católica
Na comunhão dos santos
Na remissão dos pecados
Na ressurreição da carne
Na vida eterna
Amém

SALVE RAINHA

Salve Rainha, Mãe da misericórdia
Vida, doçura e esperança nossa salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva
A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas
Eia, pois, advogada nossa, esse vosso olhos misericordiosos a nós volvei
E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre
Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo
Amém

PRECE DE CÁRITAS

Deus nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai a força aquele
Que passa pela provação, dai a luz aquele que o procura a verdade
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus! dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! dai ao culpado o arrependimento, ao espirito a verdade, a criança o guia
E ao orfão o Pai.
Senhor! que a nossa bondade, se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, senhor, para aqueles que não vos conhecem: esperança aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita sempre aos espiritos consoladores derramarem por toda Parte.
A paz, a esperança e a fé.
Deus! um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra!
Deixai-nos beber nas fontes da bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas
Secarão; todas as dores se acalmaram.
Um só coração, um só pensamento subirá até vós, como um grito de reconhecimento
E de amor.
Como Moíses sobre a montanha nós vos esperamos com os braços abertos.
Oh! Poder...
Oh! Bondade...
Oh! Beleza...
Oh! Perfeição...
E queremos de alguma sorte alcançar a vossa misericórdia.
Deus! dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até vós.
Dai-nos a caridade pura;
Dai-nos a fé e a razão;
Dai-nos a simplicidade;
Que fara de nossa alma o espelho onde se deve refletir
A vossa pura e santa imagem
Amém.


 


domingo, 8 de julho de 2012

Oração de Médium

“Clareia meus pensamentos, Pai, mesmo que tarde eu tente compreender Tuas Coisas, Teus Mistérios, a Minha vida, os meus irmãos e o mundo;
Sutiliza meus sentimentos, Pai, mesmo estando tão pesados, pois desejo elevá-los para o Amor;
Esteja sempre comigo, Pai, enviando seus Anjos da Luz, amparando as minhas ações, mesmo que elas ainda estejam carregadas pelo egoísmo, cólera, inveja, cobiça incompreensões e outros vícios, para que eu possa fortalecer minha fé em Ti e poder contribuir na construção do Seu Universo de Amor;
Protejam-me Orixás Senhores da Luz de Olorum, dos perigos que não sei e daqueles que acho que sei;
Ampara-me com sua bandeira branca, Pai Oxalá, para que eu me relacione com as trevas sem ser coagido, imantado ou perseguido por elas;
Permita Pai que as Altas Vibrações de Ti e dos Teus Sagrados Orixás me acompanhem sempre para que eu seja realmente um legítimo instrumento da Tua Luz;
Anule meu egocentrismo para que a humildade verdadeira seja a real amostra do Poder Divino perante as ilusões da vida perecível;
E que os meus recalques e erros do passado não mais me negative, todavia, me dê forças na experiência do perdão incondicional para que, de agora em diante, acerte fazendo o Bem que deva ser feito, e para quem, mas nunca vicejando o mal para ninguém;
Orientai-me a ser um fiel guardião dos instrumentos, conhecimentos e imantações a mim doados por Ti para que o respeito às Tuas Leis façam a harmonia e a felicidade nas bifurcações dos caminhos, tanto dos meus como no dos irmãos que confiar a este humilde candidato a servidor da Luz;

Peço sua Benção, agradecendo e que este sentimento de gratidão seja infinito para que eu possa me aproximar mais de Ti.
Obrigado Pai Olorum. Obrigado Mentores da Luz, Obrigado Sagrados Orixás. Saravá!”


Amaci e seus fundamentos e significados dentro da Umbanda Sagrada


O Amaci é um ritual umbandista, onde anualmente os médiuns iniciantes e os mais antigos da corrente devem passar por ele. Este ritual tem a finalidade de preparar o médium para receber as energias vibrantes do terreiro, além de oferecer ao filho de fé a limpeza de seu campo áurico, bem como confirmar as entidades trabalhadoras da coroa daquele médium.
Também visa propiciar ao médium maior contato com seus Orixás de Coroa, pois que para seu preparo será de praxe, que o dirigente do templo colha as ervas de todos os Orixás, uma de cada pelo menos, e coloque-as quinadas dentro do preparo que será feito com as quatro águas (mar, cachoeira, chuva e fonte/mineral).
No ritual, cada médium em fila deve estar trajado de branco e cada um com seu respectivo pano de cabeça, para que após a lavagem da mesma, seja esta protegida pelo pano.
Após o banho ser jogado na cabeça do filho de fé, este deverá colocar o pano de cabeça, em silêncio absoluto.
Importante salientar que tanto para os médiuns iniciantes como para os coroados, será indispensável que a energia do Amaci permaneça no campo áurico por pelo menos 24hs, e não mais de 72hs, sendo portanto recomendado que não se molhe a cabeça nas primeiras 24hs. Terminada a Gira do Amaci, podem os médiuns retirar seus panos de cabeça.
Frise-se que a Gira do Amaci tem outros fundamentos, que não compete ao momento a divulgação, tais fundamentos referem-se aos pontos a serem cantados, ao ponto de firmeza que será riscado, ao defumador que nesta gira não será o habitual, além das firmezas outras que uma Casa de Umbanda deve ter nos dias de Amaci.

Obs: cada casa tem sua maneira de trabalhar e seu ritual específico.
O Amaci tem como finalidade:
a) apresentar o filho ou a filha para o seu Orixá como um de seus instrumentos para o exercício de Seu Amor e de Sua Luz;
b) Imantar e entregar a coroa do médium para o seu Orixá de Coroa;
c) Iniciar o médium como um membro ativo da Umbanda, com responsabilidades e compromissos com os Orixás (compromissos e responsabilidades são amar o próximo, dedicar parte de sua vida para exercer sua religião com amor e respeito e disciplina.
Doar suas energias e tempo para o bem de teu próximo, doar seu corpo, mente e alma para promover a caridade – o amor essencial.)
d) Manter esse médium assistido e cuidado, já que sua coroa vibrará na intensidade e na força da Casa, sendo alimentado seu chacra coronário constantemente, garantindo mais segurança e harmonia para esse filho ou filha, possibilitando um maior cuidado e zelo do Pai-de-Santo com seus filhos do ponto de vista espiritual;
É uma firmeza e garantia para os filhos e filhas.
O Amaci não é um compromisso de nunca mais sair da Umbanda, não é o fechamento da porta de saída, não é uma responsabilidade que não se possa posteriormente ser desistida. Ou seja, amanhã caso um filho ou filha desejarem sair da Umbanda, ou mesmo sair dessa casa poderão fazê-lo de forma tranqüila e natural.
Assim não é um compromisso para toda a vida, é um compromisso que respeita totalmente o livre-arbítrio.
O maior compromisso dos médiuns foi feito antes de seu reencarne, o Amaci é apenas uma primeira confirmação desse compromisso.




sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bebida dentro da Umbanda e sua Função

O destilado conhecido como bebida alcoólica ex: (pinga, vinho, whisky etc...) tem o seu fundamento igual ao do fumo, no caso da bebida ela serve para fazer a limpeza interna do consulente. A entidade "NÃO" está induzindo ao vicio tanto o consulente quanto o médium a ingerir bebida alcoólica.
É um recurso que os guias espirituais utilizam para limpar internamente o consulente que está sofrendo com alguma intervenção de energia negativa dentro do corpo.

Cigarros, Charutos e Cachimbo dentro da Umbanda e suas Funções

Esses elementos são usados pelas entidades quando em terra, numa forma de descarregar e limpar a "aura" do consulente, anulando todos os cacu-mulos energéticos, eczemas, miasma que ficam presos sobre nosso corpo espiritual durante o dia.
As entidade não tragam apenas puxam a fumaça e soltam novamente ao ar em direção ao local que esteja afetado com energia negativa.
O ativo vegetal que é a folha do fumo nela consiste as vibrações, os magnetismos solares e lunar, queimados passam a liberar automaticamente essas energias numa forma de "defumação" que os guias proporcionam durante o atendimento espiritual nos terreiros de Umbanda.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pontos Riscados na Umbanda

por - Rodrigo Correia do Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.

Os pontos riscados dentro da Umbanda são conhecidos como "escrita magicas", feito pelos guias espirituais, são símbolos que ativam portais para diversos trabalhos como "descarrego, quebra-demanda, cura, abre-caminho e mandalas". Esses símbolos são escritos de diversas maneiras dentro da Umbanda e durante os trabalhos espirituais.

O médium pode fazer Pontos Riscado, sem estar incorporado???

R: Sim, desde que esse médium seja preparado e iniciado na magia de pemba conhecida como "escrita magicas".

Essa é a principal ferramente que os guias espirituais utilizam dentro das suas consultas durante o trabalhos nos terreiros de Umbanda por todo o Brasil.



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pemba dentro da Umbanda

por - Rodrigo Correia do Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site do tamboresdeorunmila.

A pemba é composta de uma mistura de giz, é uma grande e importante ferramenta dentro da Umbanda Sagrada.
A pemba é utilizada para ativar mandalas, portais e pontos riscados como de "proteção, confirmação, descarrego" dentro de um terreiro de Umbanda, as pembas também seguem os padrões dos Orixás relacionado a cores.


Pontos Cantados na Umbanda

Os pontos dentro da Umbanda são verdadeiros "mantras" com o objetivo de invocar os Orixás funciona com um elo de ligação do médium com o plano espiritual.
As letras dentro dos cânticos da Umbanda trazem ensinamentos, histórias, tem letras voltadas a ordem, justiça fé etc...
Todos os médium devem conhecer os pontos e fazer uma corrente cantando junto com a curimba, elevando assim e ativando a energia do terreiro e dos médiuns durante o trabalho espiritual.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Abertura de um trabalho espiritual


Função de Bater Cabeça na Umbanda

Ato religioso fundamentada dentro da Umbanda Sagrada mostrando a humildade e resignação dos filhos de fé perante nosso Pai Maior Olorum, Oxalá e a Divina Trinadade.
Ao tocar o "ori" coroa no solo sagrado de um terreiro na frente do altar, é o momento que o médium tem pra pedir proteção, saudar seus Orixás e guias espirituais, momento de pedir proteção, amparo espiritual.
Depois de saudar o altar e nosso Pai Oxalá, o médium reverencia o atabaque por seu um ponto de proteção da casa.

Reverenciando a Tronqueira na Umbanda

A tronqueira existe dois métodos de ser saudada, vai depender dos fundamentos do babalorixa, a forma mais tradicional é a de entrelaçar os dedos da mãos com a palma voltada para baixo, louvando e pedindo proteção para o guardião e a guardiã da tronqueira. A segunda forma é colocando o joelho esquerdo no chão e com a mão esquerda toca-lá no solo sagrado do terreiro, sempre em direção a "rua".

Defumação

A defumação é uma forma de limpeza astral através das ervas, vinda da Pajelança dos Índios brasileiros. Nesse processo de defumação todos os elementos tem a sua função ex:

Carvão - serve para atrair as energias negativas.
Ervas -  serve para atrair as energias positivas.