por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.
Essa é umas das questões mais
discutidas, e que trazem muitas divergências entre os médiuns.
A coroa mediúnica chamada de “ori”
coroa em yoruba é o ponto central de maior força do médium e é onde
estão todas as informações sobre a configuração do orixá de frente, orixá
adjunto e orixá ancestre, e seus guias de trabalho.
Para o Babaorixá, Pai de Santo por
mai graus que tenham só poderá colocar a mão sobre o “ori” de um médium com a
permissão do Pai Maior e o principal com o “consentimento” do médium.
Essa é a parte principal no processo
de desenvolvimento do médium numa casa de santo, os terreiros de umbanda.
Como
funciona esse processo?
- Havendo consentimento do médium dentro do desenvolvimento mediúnico do
terreiro, seu corpo astral e sua faculdade mediúnica e Orixás regentes começam
a fase de adaptação, os Orixás e guias espirituais tendem a baixar suas
vibrações e igualar com a vibração da casa.
O não
consentimento do médium ao Babaorixá, Pai de Santo ao colocar sua mão sobre o
“ori” coroa do médium, começar a repelir vibratóriamente entre em conflito com
a vibração da casa.
Enquanto
pensam que estão trazendo os guias em terras, estão na verdade interferindo o
processo energético e vibratório. Isso explica porque os médiuns ficam
(rondado, tremendo, saculejando e chorando) sem entender o porquê dessas
reações.
O Orixá e
os guias espirituais precisam baixar energeticamente suas vibrações para entrar
em sintonia com a vibração do médium, para a incorporação.
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