quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Fundamento da Quartinha dentro da Umbanda Sagrada

texto pelo médium - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.

No ritual de Umbanda Sagrada existem diversas consagrações e dentre elas está à consagração da "Quartinha" ao entrarmos num Terreiro, Casa de Santo, conseguimos avista-lá no altar e em cima da porta do lado de fora das casas.
A "quartinha" significa que ali é um (espaço mágico que é consagrados pelos Orixás) são bastante utilizadas nos assentamentos como força vital de ligação do médium com o Orixá.
Os Templos e Casas de Santos não praticam mais o costume que existe sobre a quartinha que é:
A pessoa quando visitava a casa o dirigente jogava  um pouco da água da quartinha na cabeça sendo ela consulente ou filho de santo da casa, ao terminar a água da quartinha o dirigente renova colocando enchendo a quartinha com água nova, isso significa que a água jogado na cabeça tanto do consulente quanto do filho de santo está realizando a "Transmutação", está purificando as energias do daquela pessoa vindo diretos do alto da cabeça (ori) da pessoa.
Antigamente os Templos, Terreiros, Casas de Santos usavam tanto para a "direita" quanto para "esquerda" as quartinhas de barros (barro cozido) por que era comum no cotidiano das pessoas, a "louça" era um utensílio muito raro e caro na época.
Nos dias atuais os dirigentes dos Templos, Terreiros e Casas de Santos recorrem  fazendo a "quartinha para o Anjo da Guarda" quando o médium inicia dentro da religião.
Pega se uma quartinha de louça, "sem asa" se for para um Homem, "com asa" para a Mulher coloca-se água   e pega um elemento da médium que normalmente é um "chumaço" pequeno do cabelo da pessoa, isso significa que ali a uma ligação direta com o Anjo da Guarda e de energia vital. A água é a "purificação" e o "chumaço" do cabelo significa a "pessoa" nunca deixe a quartinha ficar sem água, pois ali está toda a ligação com o astral celestial. 


20 comentários:

  1. nossa, adorei aprenter o fundamento da quartinha na umbanda nuito bom

    ResponderExcluir
  2. Muito simples e importante as informações passadas, facil entendimento.
    valeu a pena.

    ResponderExcluir
  3. agradeço pelas informações, grata, encontrei tudo que eu precisava, para meu conhecimento

    ResponderExcluir
  4. Muito importante adorei saber obrigada

    ResponderExcluir
  5. poso eu mesmo fazer a minha?

    ResponderExcluir
  6. boa tarde! poderia me dar mais detalhes? por exemplo, a água tem que ser de cachoeira? tem que betumar por dentro com óleo? deve ser colocada dentro de casa, aonde? eu tenho um "congazinho" firmado em casa; pode ser colocado do lado? vai alguma outra coisa, como por exemplo alguma firmeza do Orixa de cabeça (pedra, metal, etc)?
    abçs!
    Almir

    ResponderExcluir
  7. A pedido deo meu pai de santo seu Zé pilintra.
    comprei uma quartinha e nela coloquei água com açúcar e sal grosso três punhado de cada..Depois fui orientado para usar todos os dias pela manhã lavar o rosto e cabeça. Só gostaria de saber o significado, pois eu não tive coragem de perguntar ao meu pai de santo.
    Desde de já agradeço. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho minha quartinha sinto a entidade mas viva no meu caminho,sinto a quartinha suar é respira como uma criança dormindo

      Excluir
  8. Eu fiz a minha hoje! É um ritual lindo! (A quartinha para o anjo da guarda)

    ResponderExcluir
  9. Limpo minha tronqueira toda segunda feira e toda vez minha quartinha ta com larvas,faz mais ou menos 3 anos q acontece porque?

    ResponderExcluir
  10. Limpo minha tronqueira toda segunda feira e toda vez minha quartinha ta com larvas,faz mais ou menos 3 anos q acontece porque?

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de fazer a minha tenho a coroa de iemanja, pois gostaria de colocar meu chumaço de cabelo e 9 búzios abertos, e mel e me disseram pra colocar uma pedra (cristal) gostaria da ajuda de vcs! toda resposta será boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor vc pedir orientação para o seu Pai de Santo, eu fiz a minha no terreiro a pedido do chefe da casa que é um caboclo, tem um ritual, vc tem que tomar alguns banhos no terreiro antes de firmar a quartinha.

      Excluir
  12. Eu gostaria de fazer a minha tenho a coroa de iemanja, pois gostaria de colocar meu chumaço de cabelo e 9 búzios abertos, e mel e me disseram pra colocar uma pedra (cristal) gostaria da ajuda de vcs! toda resposta será boa.

    ResponderExcluir
  13. Eu queria saber se a quartinha a gente acende vela em cima da quartinha ou do lado dela

    ResponderExcluir
  14. Tem saido um pó branco parecido com sal da minha quartinha. alguem sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  15. O porquê a quartinhas cria um bolor

    ResponderExcluir
  16. A água dá quartinha tem que jogar na minha cabeça

    ResponderExcluir