quarta-feira, 23 de maio de 2012

Atabaque

O atabaque dentro da Umbanda tratamos com muito respeito pois ali está um orixá muito poderoso, batemos "sim" cabeça na frente do atabaque em respeito ao orixá que está presente ali, no atabaque que tudo começa e aonde termina.
A origem da palavra "atabaque" vem do Árabe (at-tabaq = tambor em forma de prato)

Composição do Atabaque

O Couro - na Umbanda o mais utilizado é o couro de cabra ou de bode pela fácil flexibilidade e elasticidade.
Nas casas de Nação de Candomblé o couro mais utilizado é o de boi pela durabilidade, e fundamentos ritualísticos, antes de colocar o couro no atabaque, o ogã dono do atabaque tem que abrir um oferenda num pedido de permissão para fazer à troca do couro.
O couro representa todos os Caboclos por ser uma pele animal.

A Madeira - representa o Orixá Xangô que reina o trono e o mistério da Justiça para que o atabaque não seja utilizado para atos maléficos.

As Ferragens - representam o Orixá  Exu, Ogum por ser o Orixá do Ferro e Exu por trabalhar diretamente com o ferro. Permite que o atabaque não sofra qualquer tipo de vibração negativa, nenhuma demanda durante os trabalhos espirituais.

No Candomblé os ogãs utilizam uma varinha chamada de (aguidaví) e na Umbanda os atabaques são tocados com as mãos.
Os atabaques dentro da Umbanda e do Candomblé são chamados de RUM- RUMPI- LÊ, os atabaques são sempre colocados do lado "esquerdo" de frente pro altar.

RUM - o maior de todos, quem toca nele é o ogã mais experiente da casa de santo sua afinação é grave sua função é proteger os médiuns e a casa, é ele quem dita o ritmo que vai ser o trabalho. 

RUMPI - posicionado do lado do RUM, responsável  pela sustentação do trabalho espiritual, sua afinação é médio..

- o menor de todos sua função é de "despachar" as energias negativas, sua afinação é aguda..

O ogã responsável pela curimba tem como dever ter uma boa sintonia com o dono da casa, e os país e mães pequenos(a) para que o trabalho espiritual possa correr em paz e com segurança, e a curimba também tem que ter harmonia, para que os Orixás e guias espirituais possam vim "formosas" em terras, dançando alegremente e desempenhando suas mirongas durante os trabalhos espirituais.
Os médiuns da linha tem que ter o mesmo respeito que tem pelo babalorixá, Pai de Santo com os ogãs, pois são eles que fazem acontecer e administrar os trabalhos espirituais.

Axé...

Nenhum comentário:

Postar um comentário