terça-feira, 22 de maio de 2012

A Curimba dentro da Umbanda e suas funções

A curimba dentro da religião afro tanto na Umbanda quanto o Candomblé tem a função de proteger a os médiuns e a casa contra qualquer vestígio de energia negativa, e também de ativação e manipulação de energias ligadas ao guias espirituais.
Na Umbanda são usados numa curimba atabaques, agogôs, xerequês, congas, tumbadoras vai depender muito dos ogãs e qual tipo de sonoridades eles querem atingir. 
Já o adjá é um instrumento tocado só pelo Pai de Santo, Babalorixás e país e mães pequenas(o) da casa

O Significado da Palavra Curimba é? - Grupos de pessoas que cantam e tocam através de instrumentos de percussão para os Orixás.

O Significado da Palavra Ogã é? - De origem Yoruba, traduzindo "O senhor de minha casa".

Hierarquias dentro da Curimba e suas Divisões entre os Ogãs

A curimba geralmente é composta de:
 Ogã Curimbeiros (somente canto).
 Ogã Atabaqueiros (somente percussão). 
 Ogã Curimbeiros e Atabaqueiros (cantam e tocam).

A Curimba é responsável pelo andamento, forma que os trabalhos serão realizados, os ogãs deverão ter total atenção com todos os médiuns durante o andamento dos trabalhos, e ter uma sintonia com o babalorixá ou Pai de Santos, pois ambos tem as mesmas funções dentro da casa. Responsáveis por chamar os guias em terra, descarrego e energizações dos consulente e médiuns da casa.
o foco da Curimba é sempre buscar a harmonia durante o trabalho espiritual dessa forma todos os médiuns vão trabalhar tranquilos e os atendimentos serão mais eficaz.
Uma Curimba bem preparada vai refletir na força da casa e nos médiuns fazendo que todos se evoluam juntos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário