Amigos Umbandistas, saudações fraternas! Observando
de forma neutra e isenta um dos mais polêmicos assuntos internos da nossa
religião sentia-me no dever de escrever sobre exercício do sacerdócio umbandista
e duvidas que aparecem e desaparecem periodicamente nas discussões em “fóruns”
de Umbanda.
Coloco aqui o que considero como verdades, mentiras
e confusões.
Vamos às verdades!
1º É verdadeiro o fato de que acontece na vida de
médiuns umbandistas, alguns já com muitos anos de pratica e outros ainda com
poucos anos de pratica um chamamento dos seus guias espirituais para que se
afastem do Centro de Umbanda que frequenta e que comece, onde lhe for possível,
um trabalho individual e só seu, abrindo o seu próprio Centro.
2º É verdadeiro o fato de que uma boa parte dos médiuns
que recebem esse chamamento já foram bem preparados; estão com suas obrigações
em dia para iniciarem suas missões como sacerdotes.
3º É verdadeiro o fato de que muitos dos que recebem o
chamamento não só não estão com suas obrigações em dia, como não se sentem
seguros para assumirem tão grande responsabilidade e adiam o mais que podem o
chamamento.
4º É verdadeiro o fato de que todos os médiuns que
recebem o chamamento começam a buscar informações de várias fontes sobre como
colocar em prática um pedido legítimo dos seus guias, pois mesmo que o médium não se sinta preparado para o exercício do sacerdócio umbandista no entanto
eles tem o preparo e o poder de “abrirem” um centro e os trabalhos que nele se
realizarão.
5º É verdadeiro o fato de que só consegue abrir e
sustentar aberto um centro de Umbanda o médium cujos guias têm essa missão
junto com ele e que ele, o médium prepare-se, ou seja, preparado para exercer
seu sacerdócio.
6º É verdadeiro o fato de que só prospera com o tempo
os centros cujos médiuns dirigentes tanto receberam quanto buscaram
orientações com os “mais velhos” ou com quem “não tão velho” na religião, mas
com um bom preparo, dignou-se a orientá-lo no seu inicio de tão nobre função
religiosa.
7º É verdadeiro o fato de que existem varias
interpretações sobre o “ universo religioso” umbandista e existem várias
formas de se fazer obrigações firmezas, assentamentos, oferendas
iniciações, batizados, casamentos, funerais, etc.
8º É verdadeiro o fato de que existem varias
Federações, Associações Ordens e Entidades umbandistas que, paralelo ao
serviço organizacional que prestam também ministram cursos específicos sobre
assuntos de interesse dos médiuns e dirigentes umbandistas, sendo que alguns
desses cursos realizam-se em um só dia; outros duram algumas semanas; outros
duram alguns meses e outros duram alguns anos.
9º É verdadeiro o fato de que cada entidade
(federações, associações colégios, escolas, ordens iniciáticos etc). “Têm
sua própria nomenclatura para nomear o sacerdote umbandista, sendo que uma o
nomeia como “Cacique”; Outra como “Comandante”, outra como “Babaloixá’ ou
Ialorixá”; outra como Dirigente Espiritual “; outra como” Zelador ou Zeladora
de Santo “; outra como Mestre “; outra como” Pai ou Mãe no Santo “; outra como”
Padrinho ou Madrinha “, etc”.
10º É verdadeiro o fato de que uma boa parte dos novos
dirigentes umbandistas começa sua missão sob a orientação de um ou “mais velho”
ou uma “entidade umbandista” e mais adiante existe a substituição por outro (a)
“mais velho” ou outra entidade umbandista que lhe parece mais em acordo com
suas necessidades.
Até aqui só citei dez fatos verdadeiros que tenho
observado sobre o “ sacerdócio umbandista”.
Mas caso alguém ache que estou enganado, por favor,
e sem receio algum, desmintam-me ou esclareçam-me sobre o que lhes parecem
engano meu.
COMENTÁRIOS SOBRE ESSAS DEZ VERDADES.
1ª Verdade:
- De fato, quando o chamamento chega a um médium,
ou ele começa a sua missão ou sua vida começa a sofrer complicações
inexplicáveis que, mais dias menos dias acabam afastando-o do Centro que frequenta ou obrigam-no a afastar dele.
- Além do mais, só uma minoria recebe, de fato,
todo o apoio do seu Pai o de sua Mãe espiritual na realização de sua missão
sacerdotal.
2ª Verdade:
- Cada centro de Umbanda tem sua forma de preparar
seus médiuns através de amacis, obrigações, firmezas de Orixás e de Guias
espirituais.
- Todos procedem dentro de um modelo preparatório
geral, sendo que as particularidades provêm da própria linha de forças
espirituais de cada dirigente.
- Só que essa preparação é feita lentamente e em
alguns casos o médium afasta-se e ainda não fez todas as suas obrigações e
iniciações e não sente apto ou habilitado a faze-las pelos novos médiuns que
dele se aproximam e solicitam-lhe que os auxilie.
3ª Verdade:
- Há inúmeros casos de médiuns com a missão
sacerdotal que (não importa o porquê) não se adaptam a nenhum Centro e passam
por vários antes de ouvir o chamamento. E quando este chega, sentem se
inseguros, confusos e temerosos de assumirem uma missão para a qual não teve
tempo de se preparar ou não se preparou ou não foi preparado adequadamente do
inicio ao fim na linha de procedimentos de um Centro à qual reproduziria no
geral e lhe enxertaria as particularidades da sua linha de forças espirituais e
daí em diante a retransmitiria aos seus filhos espirituais.
4ª Verdade:
- É um fato que o médium, tenha ele muitos ou
poucos anos de pratica mediúnica quando lhe chega o chamamento, sente-se
inseguro e sente a necessidade de que alguém mais experiente o oriente sobre o
que fazer e como fazer o que terá de fazer, ainda que seus guias sejam “fontes”
e muito bem preparados para darem sustentação ao novo Centro de Umbanda.
5ª Verdade:
- Só se abre e sustenta um Centro de Umbanda quem
tem um a missão de abrir um e quem está preparado para realiza-la, pois se não
estiverem não adianta tem “Guias fortes” porque só será um “médium forte” e não
será um sacerdote bem preparado e apto a preparar corretamente seus filhos espirituais.
6ª Verdade:
- É uma verdade inquestionável que só pode dar algo
quem recebeu que só pode dar algo quem recebeu esse algo de alguém, pois, quem
nada recebeu nada tem para dar ou dará o que achar que deve ser dado, e não o
que é preciso ser dado. No caso, refiro-me ao preparo e às orientações.
7ª Verdade:
- Verdadeira verdade essa não?
A Umbanda é uma religião, mas sua interpretação
muda em um amplo espectro formador dela que vai desde uma origem
espírita-cristã até uma origem africana miscigenada à pajelança indígena.
Mas essa pluralidade interpretativa não deve
confundir ninguém porque, lamentavelmente confundem a religião Umbanda com as
linhas de forças espirituais dos seus interpretes. Fato esse que levam muitos a
crerem que existem várias Umbandas.
8ª Verdade:
- As federações e entidades representativas da
Umbanda realizam a varias décadas um indispensável trabalho organizador dos
muitos templos umbandistas, sendo que cada uma delas foi criada por grupos de
dirigentes umbandistas, todos eles (as) com vastíssimo trabalho já realizado em
prol da Umbanda.
- Lendo o histórico dos seus fundadores vemos a
historia da Umbanda, sendo que cada um deles foi ou ainda é uma pessoa
carismática e grande arregimentado de seguidores, aos quais dão orientações
sobre como organizar e fazer funcionar seus Centros.
- E todas as que conhecem respondem às necessidades
dos seus associados e dos umbandistas em geral promovendo “ workshop”,
palestras, cursos de curta duração sobre batismo, casamento, funeral,
oferendas, etc, que são assistidos e colocados em pratica pelos seus frequentadores.
- Algumas entidades umbandistas promovem cursos de
longa duração sobre a teologia, a doutrina, os rituais, a preparação
sacerdotal, as iniciações, etc, que duram de um a três anos (em média), para
seus associados e quem mais quiser faze-los, desde que sejam umbandistas,
trabalho esse que considero imprescindível para a vitalidade e fluidez do
conhecimento umbandista.
9ª Verdade:
- Cada federação e entidade umbandista, devido à
linha de forças espirituais dos seus dirigentes têm sua nomenclatura para as
varias etapas da vida dos médiuns, sendo que existem vários nomes para as
mesmas etapas ou grans adquiridos.
Isso é comum à Umbanda e não deve surpreender
ninguém, pois, mesmo que a nomenclatura seja muita bem elaborada for algumas,
todas estão dizendo a mesma coisa que, resumidamente é essa:
- Médium iniciante ou em desenvolvimento.
- Médium auxiliar dos guias e médiuns de trabalho.
- Médium de trabalhos espirituais ou já
desenvolvidos.
- Médium dirigente auxiliar (Pai ou Mãe pequeno).
- Médium dirigente de Centro de Umbanda.
10ª Verdade:
- A “mudança” dentro da Umbanda é muito grande
devido à própria natureza da religião, formada a partir de “correntes
espirituais”.
Se por um lado parece ruim, por outro lado tem
servido para uma renovação da vida espiritual e do trabalho mediúnico
desenvolvido pelos umbandistas.
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