segunda-feira, 4 de março de 2013

Sacerdócio Umbandista: verdades e mentiras - por Rubens Saraceni




Amigos Umbandistas, saudações fraternas! Observando de forma neutra e isenta um dos mais polêmicos assuntos internos da nossa religião sentia-me no dever de escrever sobre exercício do sacerdócio umban­dis­ta e duvidas que aparecem e desapa­recem periodicamente nas discussões em “fóruns” de Umbanda.
Coloco aqui o que considero como verdades, mentiras e confusões.
Vamos às verdades!

1º É verdadeiro o fato de que acontece na vida de médiuns umban­distas, alguns já com muitos anos de pratica e outros ainda com poucos anos de pratica um chamamento dos seus guias espirituais para que se afastem do Centro de Umbanda que frequenta e que comece, onde lhe for possível, um trabalho individual e só seu, abrindo o seu próprio Centro.

2º É verdadeiro o fato de que uma boa parte dos médiuns que recebem esse chamamento já foram bem preparados; estão com suas obrigações em dia para iniciarem suas missões como sacerdotes.

3º É verdadeiro o fato de que muitos dos que recebem o chamamento não só não estão com suas obrigações em dia, como não se sentem seguros para assumirem tão grande responsabilidade e adiam o mais que podem o chamamento.

4º É verdadeiro o fato de que todos os médiuns que recebem o chamamento começam a buscar informações de várias fontes sobre como colocar em prática um pedido legítimo dos seus guias, pois mesmo que o médium não se sinta preparado para o exercício do sacerdócio umbandista no entanto eles tem o preparo e o poder de “abrirem” um centro e os trabalhos que nele se realizarão.

5º É verdadeiro o fato de que só consegue abrir e sustentar aberto um centro de Umbanda o médium cujos guias têm essa missão junto com ele e que ele, o médium prepare-se, ou seja, preparado para exercer seu sacerdócio.

6º É verdadeiro o fato de que só prospera com o tempo os centros cujos médiuns dirigentes tanto receberam quanto buscaram orientações com os “mais velhos” ou com quem “não tão velho” na religião, mas com um bom preparo, dignou-se a orientá-lo no seu inicio de tão nobre função religiosa.

7º É verdadeiro o fato de que existem varias interpretações sobre o “ universo religioso” umbandista e existem várias formas de se fazer obrigações  firmezas, assentamentos, oferendas  iniciações, batizados, casamentos, funerais, etc.

8º É verdadeiro o fato de que existem varias Federações, Associações  Ordens e Entidades umban­dis­tas que, paralelo ao serviço organizacional que prestam também ministram cursos específicos sobre assuntos de interesse dos médiuns e dirigentes umbandistas, sendo que alguns desses cursos realizam-se em um só dia; outros duram algumas semanas; outros duram alguns meses e outros duram alguns anos.

9º É verdadeiro o fato de que cada entidade (federações, associações  colégios, escolas, ordens iniciáticos  etc). “Têm sua própria nomenclatura para nomear o sacerdote umbandista, sendo que uma o nomeia como “Cacique”; Outra como “Comandante”, outra como “Babaloixá’ ou Ialorixá”; outra como Dirigente Espiritual “; outra como” Zelador ou Zeladora de Santo “; outra como Mestre “; outra como” Pai ou Mãe no Santo “; outra como” Padrinho ou Madrinha “, etc”.

10º É verdadeiro o fato de que uma boa parte dos novos dirigentes umbandistas começa sua missão sob a orientação de um ou “mais velho” ou uma “entidade umbandista” e mais adiante existe a substituição por outro (a) “mais velho” ou outra entidade umbandista que lhe parece mais em acordo com suas necessidades.
Até aqui só citei dez fatos verdadeiros que tenho observado sobre o “ sacerdócio umbandista”.
Mas caso alguém ache que estou enganado, por favor, e sem receio algum, desmintam-me ou esclareçam-me sobre o que lhes parecem engano meu.

COMENTÁRIOS SOBRE ESSAS DEZ VERDADES.

1ª Verdade:
- De fato, quando o chamamento chega a um médium, ou ele começa a sua missão ou sua vida começa a sofrer complicações inexplicáveis que, mais dias menos dias acabam afastando-o do Centro que frequenta ou obrigam-no a afastar dele.
- Além do mais, só uma minoria recebe, de fato, todo o apoio do seu Pai o de sua Mãe espiritual na realização de sua missão sacerdotal.

2ª Verdade:
- Cada centro de Umbanda tem sua forma de preparar seus médiuns através de amacis, obrigações, firmezas de Orixás e de Guias espirituais.
- Todos procedem dentro de um modelo preparatório geral, sendo que as particularidades provêm da própria linha de forças espirituais de cada dirigente.
- Só que essa preparação é feita lentamente e em alguns casos o médium afasta-se e ainda não fez todas as suas obrigações e iniciações e não sente apto ou habilitado a faze-las pelos novos médiuns que dele se aproximam e solicitam-lhe que os auxilie.

3ª Verdade:
- Há inúmeros casos de médiuns com a missão sacerdotal que (não importa o porquê) não se adaptam a nenhum Centro e passam por vários antes de ouvir o chamamento. E quando este chega, sentem se inseguros, confusos e teme­ro­sos de assumirem uma missão para a qual não teve tempo de se preparar ou não se preparou ou não foi preparado adequadamente do inicio ao fim na linha de procedimentos de um Centro à qual reproduziria no geral e lhe enxertaria as particularidades da sua linha de forças espirituais e daí em diante a retransmitiria aos seus filhos espirituais.

4ª Verdade:
- É um fato que o médium, tenha ele muitos ou poucos anos de pratica mediúnica  quando lhe chega o chama­men­to, sente-se inseguro e sente a necessidade de que alguém mais experiente o oriente sobre o que fazer e como fazer o que terá de fazer, ainda que seus guias sejam “fontes” e muito bem preparados para darem sustentação ao novo Centro de Umbanda.

5ª Verdade:
- Só se abre e sustenta um Centro de Umbanda quem tem um a missão de abrir um e quem está preparado para realiza-la, pois se não estiverem não adianta tem “Guias fortes” porque só será um “médium forte” e não será um sacerdote bem preparado e apto a preparar corretamente seus filhos espirituais.

6ª Verdade:
- É uma verdade inquestionável que só pode dar algo quem recebeu que só pode dar algo quem recebeu esse algo de alguém, pois, quem nada recebeu nada tem para dar ou dará o que achar que deve ser dado, e não o que é preciso ser dado. No caso, refiro-me ao preparo e às orientações.

7ª Verdade:
- Verdadeira verdade essa não?
A Umbanda é uma religião, mas sua interpretação muda em um amplo espectro formador dela que vai desde uma origem espírita-cristã até uma origem africana miscigenada à pajelança indígena.
Mas essa pluralidade interpretativa não deve confundir ninguém porque, lamentavelmente confundem a religião Umbanda com as linhas de forças espirituais dos seus interpretes. Fato esse que levam muitos a crerem que existem várias Umbandas.

8ª Verdade:
- As federações e entidades representativas da Umbanda realizam a varias décadas um indispensável trabalho organizador dos muitos templos umbandistas, sendo que cada uma delas foi criada por grupos de dirigentes umbandistas, todos eles (as) com vastíssimo trabalho já realizado em prol da Umbanda.
- Lendo o histórico dos seus fundadores vemos a historia da Umbanda, sendo que cada um deles foi ou ainda é uma pessoa carismática e grande arregimentado de seguidores, aos quais dão orientações sobre como organizar e fazer funcionar seus Centros.
- E todas as que conhecem respondem às necessidades dos seus associados e dos umbandistas em geral promovendo “ workshop”, palestras, cursos de curta duração sobre batismo, casamento, funeral, oferendas, etc, que são assistidos e colocados em pratica pelos seus frequentadores.
- Algumas entidades umbandistas promovem cursos de longa duração sobre a teologia, a doutrina, os rituais, a preparação sacerdotal, as iniciações, etc, que duram de um a três anos (em média), para seus associados e quem mais quiser faze-los, desde que sejam umbandistas, trabalho esse que considero imprescindível para a vitalidade e fluidez do conhecimento umbandista.

9ª Verdade:
- Cada federação e entidade umbandista, devido à linha de forças espirituais dos seus dirigentes têm sua nomenclatura para as varias etapas da vida dos médiuns, sendo que existem vários nomes para as mesmas etapas ou grans adquiridos.
Isso é comum à Umbanda e não deve surpreender ninguém, pois, mesmo que a nomenclatura seja muita bem elaborada for algumas, todas estão dizendo a mesma coisa que, resumidamente é essa:

- Médium iniciante ou em desenvolvimento.

- Médium auxiliar dos guias e médiuns de trabalho.

- Médium de trabalhos espirituais ou já desenvolvidos.

- Médium dirigente auxiliar (Pai ou Mãe pequeno).

- Médium dirigente de Centro de Umbanda.

10ª Verdade:
- A “mudança” dentro da Umbanda é muito grande devido à própria natureza da religião, formada a partir de “correntes espirituais”.
Se por um lado parece ruim, por outro lado tem servido para uma renovação da vida espiritual e do trabalho mediúnico desenvolvido pelos umbandistas.

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