por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.
Assim como existe as sete linhas dentro da Umbanda Sagrada, também existe os Tronos Divinos por onde nosso Pai Olorun designou que cada Orixá os guarde se e rege-se, um em seu ponto (positivo) e outro no seus ponto (negativo) formando pares entre Orixá Masculino e Orixá Feminino.
Os tronos Divinos ou mistérios divinos, trazem a essência que o Orixá trabalha dentro da Umbanda Sagrada e o campo vibratório que ele atua tanto em seus médiuns quanto em seus trabalhos, firmezas, assim como sua simbologia existente em cada Trono Divino. Dentro da espiritualidade os mistério divino ou trono divino, são divido em 7 por quatorze Orixás.
- Trono Divino ou Mistério Divino da FÉ;
- Trono Divino ou Mistério Divino do AMOR;
- Trono Divino ou Mistério Divino do CONHECIMENTO;
- Trono Divino ou Mistério Divino da JUSTIÇA;
- Trono Divino ou Mistério Divino da LEI MAIOR;
- Trono Divino ou Mistério Divino da EVOLUÇÃO;
- Trono Divino ou Mistério Divino da GERAÇÃO;
Cada Orixá rege um lado positivo e negativo de cada Trono Divino, para manter a harmonia, a estabilidade, o desenvolvimento em ambos os Tronos Divinos para que eles possam trabalhar simultaneamente em harmonia uns com os outros conforme as necessidades.
As simbologias dos Tronos Divinos é aonde estão guardadas todos os mistérios e ferramentas que o Orixás irá precisar para que o trabalho, a firmeza a magia seja ativada corretamente.
TRONO DIVINO DA FÉ
Oxalá — Divindade de Umbanda é
o Trono Masculino da Fé, irradia a fé o tempo todo de forma passiva, não
forçando ninguém a vivenciá-la, universal, sustenta a todos que têm fé.
Fator magnetizador e
congregador estão na base da criação, sem Fé não existem os outros atributos
dos demais tronos e sem magnetismo nada existiria em nosso planeta. Este é o
trono principal, regente de nosso planeta. As Divindades que representam esse
trono costumam estar no topo do panteão ou serem identificadas com o Sol que a
tudo sustém.
Elemento cristalino representa
a pureza, está em todos os lugares, religiosamente goza de posição de destaque,
pois sem fé não há religião. Sua cor é o branco, que têm em si todas as cores.
Tem como símbolo a pomba branca da paz e podemos ainda simbolizá-lo com a cruz
da fé ou a estrela de cinco pontas, que desperta a magia da fé no ser humano.
Seu ponto de força na natureza é qualquer lugar onde se possa sentir a paz do
trono da fé, dando preferência muitas vezes a mirantes, campos abertos e
bosques. Pedra: Quartzo cristalino.
Oyá-Tempo — Divindade de Umbanda, é o Trono
Feminino da Fé, absorve a fé em desequilíbrio, de forma ativa, reconduzindo o
ser a caminho de seu equilíbrio. Cósmica, pune quem dá mau uso ou se aproveita
desta qualidade divina com más intenções.
Fator
cristalizador e temporal é o próprio espaço-tempo onde tudo se manifesta.
Lembrando que nossa relação de espaço-tempo depende totalmente da movimentação
dos astros no espaço, da onde vêm conceitos como dia e noite juntamente com
nosso senso cronológico. Dizemos que é uma divindade atemporal, pois é em si o
próprio tempo não estando sujeita a ele, mas regendo seu sincronismo.
Elemento cristalino. Religiosamente goza de posição de destaque, pois rege a
própria religiosidade no ser.
TRONO DIVINO DO AMOR
Oxum — Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino
do Amor, irradia o amor o tempo todo de forma passiva não forçando ninguém a
vivenciá-lo, mas sustentando a todos que têm amor.
Fator agregador e conceptivo,
traz a energia e o magnetismo, de Amor, que agrega e une desde os átomos e
planetas até as pessoas. Também atua nas concepções através dessas uniões que
se estabelecem a partir de suas qualidades.
Elemento mineral, rios e
cachoeiras são seu ponto de força. Pode ser simbolizada ainda por um coração, a
ela são feitos os pedidos para o amor em todos os sentidos. Também considerada
Senhora do ouro, lembra que o verdadeiro ouro da espiritualidade é o Amor e que
com ele se atrai toda a prosperidade, tanto na matéria como em espírito, esta é
a chave da interpretação para essa sua relação com o ouro material. Cor:
amarelo, rosa, azul-claro ou dourado. Pedra: quartzo rosa, pirita e ouro.
Oxumaré — Divindade da Umbanda, é o Trono Masculino
do Amor, absorve o amor em desequilíbrio de forma ativa reconduzindo o ser ao
caminho do equilíbrio. Cósmico, pune quem dá mau uso ou se aproveita dessa
qualidade divina com más intenções.Fator renovador, atua “reciclando”,
renovando, a vida do ser. Divindade da alegria, nos ajuda também a sermos mais
crianças, puros. Elemento cristalino-mineral muito presente nas cachoeiras. Sua
cor é o colorido do arco-íris.
Faz par com Oxum, nesta linha
do amor, onde numa cachoeira quando vemos suas águas caírem em queda, na luz do
Sol, Oxumaré se faz presente no arco-íris que se forma do vapor d‘água, subindo
até a cabeceira da cachoeira.
Ponto de força na cachoeira. Cor: todas as cores do arco-íris. Pedra: Fluorita.
TRONO DIVINO DO CONHECIMENTO
Oxósse — Divindade da Umbanda, é o Trono Masculino
do Conhecimento, irradia o conhecimento o tempo todo de forma passiva não
forçando ninguém a vivenciá-lo, mas sustentando todos que buscam o
conhecimento. Fator expansor que ajuda a expandir em todos os sentidos.
Divindade masculina vegetal, é o grande caçador, aquele que vai buscar e trás o
conhecimento, o grande comunicador, a divindade da expansão.
Mais do que um ponto de força,
as matas são seu lar. Muitos são seus símbolos como o próprio vegetal e o “arco
e flecha”. É evocado para a utilização do elemento vegetal e para a utilização
do conhecimento bem como a comunicação. Elemento vegetal. Cor: verde. Pedra:
quartzo verde.
Obá — Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino
do Conhecimento, absorve o conhecimento em desequilíbrio de forma ativa
reconduzindo o ser ao equilíbrio. Cósmica, pune quem dá mau uso ou se aproveita
dessa qualidade divina com más intenções. Fator concentrador, ajuda aqueles que
não têm um foco na vida tirando a dispersão ou a confusão mental.
Tem como elemento a terra úmida
e fértil que dá sustentação ao vegetal, chegando a formar um par terra-vegetal
com Oxossi, enquanto ele é a expansão do conhecimento, ela é o que dá a
concentração e a base. Ajuda a manter firmes os objetivos, o raciocínio e a
determinação. Sua cor é o margenta terroso ou a combinação do verde com o
marrom. Pedra: madeira fossilizada.
TRONO DIVINO DA JUSTIÇA
Xangô — Divindade de Umbanda, manifestação do
Trono Masculino da Justiça, irradia Justiça o tempo todo, de forma passiva não
forçando ninguém a vivenciá-la, mas sustentando a todos que a buscam. Elemento
fogo, presente nas montanhas e pedreiras. Senhor dos Trovões, Xangô é ainda
simbolizado por uma balança (o equilíbrio da justiça) e o machado de dois
cortes. Dentro ainda do simbolismo, podemos citar para Xangô a estrela de seis
pontas, formada por dois triângulos, um que aponta ao alto e outro que aponta
para baixo, simbolizando o equilíbrio do universo onde “o que está acima é como
o que está abaixo”, citado também por Hermes Trimegistro em sua pedra de
esmeralda. Cor: Vermelho ou Marrom. Pedra: Jaspe vermelho ou marrom, pedra do
sol, olho de tigre, ágata de fogo.
Egunitá — Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino
da Justiça, absorve o desequilíbrio na Justiça de forma ativa, reconduzindo o
ser ao equilíbrio; cósmica, pune quem dá mau uso ou se aproveita dessa
qualidade divina com más intenções. Fator purificador e energizador, divindade
da purificação através do fogo. Também portadora de grande energia a transmite
a quem dela precise.
Elemento fogo que absorve o ar.
Assim como Iansã, ora faz par com Ogum (Lei) ora faz par com Xangô (Justiça).
Também inflexível é implacável contra as injustiças e negativismos humanos.
Mostrando-se assim grande protetora daqueles que a merecem. É Senhora da espada
flamejante e tão racional quanto Xangô. Ponto de força, caminhos e pedreiras.
Sua cor é laranja. Pedra: ágata de fogo.
TRONO DIVINO DA LEI MAIOR
Ogum — Divindade de Umbanda, é o Trono Masculino
da Lei, irradia a Lei o tempo todo de forma passiva não forçando ninguém a
vivenciá-la, mas sustentando a todos que buscam a Lei. Fator ordenador, Ogum é
a Lei de Deus em ação, na vida das pessoas, aquele que absorve a força de Ogum
consegue enxergar tudo de um ponto de vista ordenador, assim é que os caminhos
se abrem, pois o sujeito passa enxergar seus pontos falhos e essa postura
transmite confiança ao próximo.
Elemento ar (que controla o
fogo), presente nos caminhos. Sua cor é o azul-escuro ou vermelho. Ogum é quem
abre os caminhos e vence as demandas. Vemos em seu simbolismo a espada e o
elemento ferro. Ogum mexe muito com o emocional, é uma natureza impulsiva.
Pedra: Quartzo azul, sodalita e hematita.
Iansã — Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino
da Lei, absorve o desequilíbrio na lei de forma ativa, reconduzindo o ser ao
equilíbrio; cósmica, pune quem dá mau uso ou se aproveita dessa qualidade
divina com más intenções.
Fator direcionador, ajuda a encaminhar as pessoas, mostrando-lhes o caminho certo a seguir. A mais guerreira de todos Orixás Femininos, atuando no sentido da Justiça junto de com Xangô, e na Lei com Ogum. Seu elemento é o ar que movimenta e sustenta o fogo, uma vez que Iansã é movimento o tempo todo. Pedra: Citrino. Ponto de força: Pedreiras. Sua cor é o amarelo.
Fator direcionador, ajuda a encaminhar as pessoas, mostrando-lhes o caminho certo a seguir. A mais guerreira de todos Orixás Femininos, atuando no sentido da Justiça junto de com Xangô, e na Lei com Ogum. Seu elemento é o ar que movimenta e sustenta o fogo, uma vez que Iansã é movimento o tempo todo. Pedra: Citrino. Ponto de força: Pedreiras. Sua cor é o amarelo.
TRONO DIVINO DA EVOLUÇÃO
Obaluayê — Divindade de Umbanda, é o Trono Masculino da Evolução,
irradia Evolução o tempo todo de forma passiva, não forçando ninguém a
vivenciá-la, mas sustentando a todos que buscam evoluir. Fator transmutador.
Orixá Masculino que junto a Omolu reina no Cemitério, por ser o Senhor das
Almas. Também muito evocado como Orixá da cura, já que é senhor das
transformações e das passagens, tem facilidade de levar do estado doentio ao
estado saudável. Elemento terra, presente no Mar e cemitério. Sua cor é o
violeta ou branco e preto “Rei das almas do Ayê”, “Senhor das almas”. É considerado um Orixá
velho, ancião, coberto de palha da costa.
Nanã
Buruquê —
Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino da Evolução, absorve o que impede o
ser de evoluir de forma natural. Cósmica, pune quem dá mau uso ou se aproveita
dessa qualidade divina com más intenções. Fator decantador, ajuda a decantar
nossos males e tudo o mais que atrasa nossa caminhada. Aparece como uma velha
senhora, arquétipo da avó paciente e sábia. Elemento água. Ponto de força nos
lagos. Sua cor é o lilás.
TRONO DIVINO DA GERAÇÃO
Iemanjá — Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino
da Geração, irradia geração o tempo todo de forma passiva não forçando ninguém
a gerar ou criar, mas sustentando a todos que buscam “dar vida” e criar. Fator
gerador ou “criacionista”. Elemento água, presente no Mar. Sua cor é o
azul-claro. É a senhora da geração da criatividade. Podemos dizer que uma de
suas qualidades mais marcante é a de mãe.
Tétis — Divindade grega, forma com Oceano um casal de Titãs, filhos de Urano e
Géia, são as primeiras Divindades Marinhas, sendo a maioria dos outros “deuses”
e “deusas” do mar seus descendentes. Logo Tétis a titãneida é a primeira das
Mães do Mar, das águas primordiais.
Omolu — Divindade de Umbanda, é o Trono Masculino
da Geração, absorve a geração desequilibrada de forma ativa, paralisando o ser
propenso a criar em desequilíbrio; cósmico, pune quem dá mau uso ou se
aproveita dessa qualidade divina invertendo seu valor e levando a morte no
lugar do nascimento da geração. Fator paralizador, ajuda a cessar ações
negativas.Elemento terra que estabiliza, presente nos cemitérios e no mar. Sua
cor é o roxo ou as três juntas: branco, vermelho e preto. Orixá Masculino que
reina no Cemitério junto com Obaluayê. Senhor da Morte!
Amei esse texto e este site.
ResponderExcluirafs
ResponderExcluirsei lá meu
ResponderExcluirRodrigo
ResponderExcluirGostaria de saber o significado desses desenhos dos símbolos de cada orixá
Baita abraço
Rosano
Muito bom.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirLindos desenhos, parabéns ao artista! Ótimo texto também!
ResponderExcluirLindos desenhos, parabéns ao artista! Ótimo texto também!
ResponderExcluirPrezado Rodrigo eu acho que você deveria citar a fonte do seu texto e também das imagens, pois elas pertencem ao falecido mestre Rubens Saraceni em seus livros A Magia Divina das Velas e Iniciação a Escrita Magica Divina assim como as comparações com deuses da mitologia pertencem ao livro Deus Deuses Divindades e Anjos de Alexandre Cumino todos publicados pela editora madras, pois isso permitiria que outras pessoas também usufruíssem dos ensinamentos deste grande mestre que merece todo nosso respeito ao abrir estes grandes mistérios da magia para todos os umbandistas, o qual tenho certeza que da espiritualidade acompanha os passos de todos aqueles que tiveram o privilégio que eu tive de fazer seus cursos e aprender com ele. Que Oxalá o abençoe.
ResponderExcluirMas ele citou !
Excluir"Do site Tambores de Orumila"
agradeço essas imagens e seus significados..
ResponderExcluirsou costureira e faço roupas e acessorios para umbanda..minha pagina no face..umbanda sob medida...
acabando de fazer uma estola com os 14 simbolos pintados..esta ficando linda
agradeço essas imagens e seus significados..
ResponderExcluirsou costureira e faço roupas e acessorios para umbanda..minha pagina no face..umbanda sob medida...
acabando de fazer uma estola com os 14 simbolos pintados..esta ficando linda
agradeço essas imagens e seus significados..
ResponderExcluirsou costureira e faço roupas e acessorios para umbanda..minha pagina no face..umbanda sob medida...
acabando de fazer uma estola com os 14 simbolos pintados..esta ficando linda
Muito bom
ResponderExcluirBoa noite gostaria de agradecer por ter a oportunidade de conhecer um pouco mais deste mistério que é o mundo espiritual canalização de energia tronos relacionados aos orixás pontos cósmico e vibrações energia astral. fico maravilhado e agradeço por ter me mostrar um pouco deste mistério. que os orixás te guie e te ilumine cada veia mais obrigado
ResponderExcluir👏👏👏👏
ResponderExcluirPoderia explicar melhor o que significa TRONO e MISTÉRIO.
ResponderExcluirUltimamente citar textos do mestre Rubens Saraceni sem citar a fonte está ficando complicado, tem uma série de questões de direitos autorais que agora estão sob o poder de uso da família. Legalmente fazê-lo sem autorização da mesma, mesmo citando as fontes ao meu ver pode segundo alguns constituir-se de ato infrator desses direitos. Já ví e tenho visto muitas coisas aviltrantes, interesseiras, soberbas e gananciosas acontecerem em certos `` guetos`` religiosos, por este motivo e por outros não faço citação ou divulgo textos de ninguém mesmo. Quem quiser ganhar dinheiro com royaltes nesse campo, que vá pegar numa enxada, ou então numa vassoura e fazer uma faxina.
ResponderExcluirOlha. Sinceramente eu to tentando entender qual o fundamento. Parece umbanda esoterica. Nada a ver com os verdadeiros orixás africanos que possuem culto diferenciado. Orixá é ancestral e nao energia Cósmica ou trono. Orixá é Africano fala e escuta em yoruba. Não é Brasileiro. Agora se formos falar de Cabloco estes são os verdadeiros ancestrais do Brasil
ResponderExcluirOrixás escutam em Yorubá?.Renato sou Arqueólogo ,Historiador Doutorado pela USP e gostaria dessas tuas instruções que ao meu entendimento essas informações Africanas nada tem haver com Umbanda Sagrada ou de qualquer fonte de pesquisa tirou esse conhecimento. Saravá, Axé irmão.
ExcluirEnergia não tem fronteira, quando ela é acessada, ela naturalmente se expande , e evolui como é da natureza de tudo que existe nesse planeta. Não se limite , como o homem limitou o planeta , em fronteiras. As frequencia universais são energias inteligentes, basta que apenas voce consiga acessa-las .
ExcluirRenato, pode uma divindade,um ser superior falar e escutar apenas em yorubá? Isso é uma infantilidade espiritual....Não podemos falar que as únicas funções dos Orixás eram cuidar daquele povo. Esse fundamento não é Umbanda Esotérica e sim Umbanda Sagrada, na qual tirou mais um véu dos misticismos. Conseguimos enxergar os Orixás nos polos energéticos das sete irradiações divinas. Existem muito mais véus para serem revelados num futuro,basta pararmos de limitarmos Deus.
ResponderExcluirMaravilhoso.
ResponderExcluirQue salseiro gente, a umbanda que conheço fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, não tinha divindades de candomblé como Obá e Oxumaré no seu panteão.
ResponderExcluirChocado como ainda tem gente que sem saber a história de onde e como surgiu a religião, ainda acha bonito essa descaracterização e desculturalização de uma religião.