quinta-feira, 16 de maio de 2013

Festa Bembé do Mercado é registrado como Patrimônio Imaterial da Bahia

fonte - Globo Bahia

A tradicional festa Bembé do Mercado foi registrada pelo Governo do Estado com Patrimônio Imaterial da Bahia, conforme publicação no Diário Oficial através do decreto nº14.129 no ultimo sábado (15). A festa acontece todos os anos no mês de maio, no município de "Santo Amaro" da Purificação, Recôncavo Baiano. A solicitação para tornar a festa como Patrimônio Imaterial partiu da sociedade civil através do Terreiro Ilê Axé Oju Onirê.
De acordo com informações inseridas no dossiê para  análise do registro cultural, a festa de Bembé teve inicio em 13 de maio de 1889, um após a abolição da escravatura no Brasil. A festa aconteceu porque os negros de Santo Amaro da Purificação resolveram festejar a liberdade, quando convidaram a comunidade de Candomblés da região para fazer um louvor aos Orixás. O festejo durou três dias com apresentações de "Maculelê, Capoeira e Samba de Roda".
O dossiê levantou informação de que, nos períodos em que a festa não aconteceu na cidade, ocorreram incidentes de grande relevância, como uma enchente, explosão de fogos no mercado municipal-matando mais de 100 pessoas deixando 500 feridas, além de diversos acidentes de automóvel.
O Bembé é o oitavo bem imaterial registrado no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. Além dele há a festa "Festa de Santa Bárbara" no centro histórico de salvador; o "Cortejo 2 de Julho", também na capital baiana; o "Carnaval Maragojipe", da cidade de mesmo nome, no Recôncavo Baiano; a "Festa da Boa Morte" em cachoeira, a Capoeira; o Desfile dos Afoxés em Salvador; e  o Ofício de Vaqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário